Adailton Santos

Adailton Santos, Doutor em Artes Cênicas, Coordenador de Relações Internacionais da UNEB – Universidade do Estado da Bahia, e do Centro Universitario Jorge Amado, Salvador, (Brasil), nascido em 1969, no Estado da Bahia, no Brasil, vive e trabalha em Salvador. Membro da Association Charlatan

Produção acadêmica:

2009 – tese de doutoramento, A Etnocenologia e método – Um olhar sobre a pesquisa contemporânea em artes cênicas no Brasil e na França, titulação dupla, na Universidade Paris Ouest Nanterre La Defense (França) e na UFBA – Universidade Federal da Bahia (Brasil), orientado por Jorge Armindo Bião / 1999 – Mestre em Artes Cênicas, com a dissertação Nos pequenos mundos da Bahia – uma aproximação teórica entre a etnocenologia e a obra de Nelson Araújo, na UFBA / 1995 – Licenciatura  em Teatro, na UFBA.

Áreas de pesquisa e ensino:

Artes,epistemologia,metodologia científica, linguistica, literatura, artes contemporâneas, artes populares, fundamentos teóricos de arte, história do teatro, história do teatrobrasileiro, teatro], dança, fundações e práticas de artes aplicadas na educação, introdução à pesquisa científica, pesquisa em educação, cultura popular.

Publicações:

SANTOS, A. S. . O Papel das Artes no Combate à Violência. Entrelugares: Revista de Sociopoética e Abordagens Afins, v. 3, p. 3-12, 2011.

SANTOS, A. S. . O outro sentido. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA), Salvador/BA, v. 1, n. 15, p. 35-40, 2006.

SANTOS, A. S. . Crítica de Teatro: Espetáculo APARECEU A MARGARIDA. Atarde on-line.www.atarde.com.br/zignow/jul/2002, http://www.atarde.com.br/zignow, 2002.

SANTOS, A. S. . Crítica de Dança: Coreografia NESTE VERÃO AS ROSAS SÃO AZUIS de Samara Martins. atarde on-line. http://www.atarde.com.br/zignow/jul/2002, http://www.atarde.com.br/zignow, 2002.

SANTOS, A. S. . Crítica de Dança: Coreografia IDÉIAS DE TETO de Clara Trigo. atarde on-line. http://www.atarde.com.br/zignow/jul/2002, v. 2, p. 2-3, 2002.

SANTOS, A. S. . Crítica de Dança: Coreografia COÁGULO de João Perene. atarde on-line. http://www.atarde.com.br/zignow/jul/2002, v. 1, p. 1-2, 2002.

BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho ; SANTOS, A. S. ; TRIGO, Isa Maria Faria ; FARIAS, Sérgio Coelho Borges ; BARBOSA, Makarios Maia . O Desmascaramento Categorial do Sujeito. In: Armindo Bião. (Org.). Artes do Corpo e do Espetaculo: questões de etnocenologia. 1 ed. Salvador: P&A, 2007, v. I, p. 7-492.

SANTOS, A. S. . Teatro. In: Prefeitura Municipal do Salvadr. (Org.). Escola, Arte e Alegria. 1ª ed. Salvador: Secretaria Municipal de Educação e Cultura, 1999, v. I, p. 129-137.

SANTOS, A. S. . O teatro na Bahia desde o início – uma história por contar. Revista da Bahia, Salvador, p. 41 – 47, 10 dez. 2003.

SANTOS, A. S. . A Cena no Teatro de Edgar. A Tarde, Caderno Cultural, 31 ago. 1996.

Docteur en arts du Spectacle, coordinateur du Service des Relations internationales de l’Université de l’Etat  de Bahia (UNEB), Professeur de l’Université de l’Etat de Bahia (UNEB) et du Centre Universitaire Jorge Amado, Salvador (Brésil), né en 1969 dans l’Etat de Bahia au Brésil, vit et travaille à Salvador de Bahia. Membre de l’association Charlatan.

2009 Thèse de doctorat, L’Ethnoscénologie et sa méthode – Un regard sur la recherche contemporaine en arts du spectacle au Brésil et en France, double titulation de l’Université Paris Ouest Nanterre La Défense (France) et de l’Université Fédérale de Bahia (UFBA – Brésil), sous la direction de Armindo Jorge de Carvalho Bião / 1999 Master en Arts du Spectacle, Nos pequenos mundos da Bahia – uma aproximação teórica entre a etnocenologia e a obra de Nelson Araújo, Université Fédérale de Bahia (UFBA – Brésil), sous la direction de Armindo Jorge de Carvalho Bião / 1995 License en Théâtre, Université Fédérale de Bahia (UFBA – Brésil).

Domaines de recherche et d’enseignement :

arts de la scène, épistémologie, méthodologie scientifique, linguistique, lettres, arts contemporains, arts populaires, fondements théoriques de l’art, histoire du théâtre, histoire du théâtre brésilien, dramaturgie, danse, fondements et pratiques des arts appliqués à l’éducation, introduction à la recherche scientifique, recherche en éducation, culture populaire.

Publications :

SANTOS, A. S. . O Papel das Artes no Combate à Violência. Entrelugares: Revista de Sociopoética e Abordagens Afins, v. 3, p. 3-12, 2011.

SANTOS, A. S. . O outro sentido. Cadernos do GIPE-CIT (UFBA), Salvador/BA, v. 1, n. 15, p. 35-40, 2006.

SANTOS, A. S. . Crítica de Teatro: Espetáculo APARECEU A MARGARIDA. Atarde on-line.www.atarde.com.br/zignow/jul/2002, http://www.atarde.com.br/zignow, 2002.

SANTOS, A. S. . Crítica de Dança: Coreografia NESTE VERÃO AS ROSAS SÃO AZUIS de Samara Martins. atarde on-line. http://www.atarde.com.br/zignow/jul/2002, http://www.atarde.com.br/zignow, 2002.

SANTOS, A. S. . Crítica de Dança: Coreografia IDÉIAS DE TETO de Clara Trigo. atarde on-line. http://www.atarde.com.br/zignow/jul/2002, v. 2, p. 2-3, 2002.

SANTOS, A. S. . Crítica de Dança: Coreografia COÁGULO de João Perene. atarde on-line. http://www.atarde.com.br/zignow/jul/2002, v. 1, p. 1-2, 2002.

BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho ; SANTOS, A. S. ; TRIGO, Isa Maria Faria ; FARIAS, Sérgio Coelho Borges ; BARBOSA, Makarios Maia . O Desmascaramento Categorial do Sujeito. In: Armindo Bião. (Org.). Artes do Corpo e do Espetaculo: questões de etnocenologia. 1 ed. Salvador: P&A, 2007, v. I, p. 7-492.

SANTOS, A. S. . Teatro. In: Prefeitura Municipal do Salvadr. (Org.). Escola, Arte e Alegria. 1ª ed. Salvador: Secretaria Municipal de Educação e Cultura, 1999, v. I, p. 129-137.

SANTOS, A. S. . O teatro na Bahia desde o início – uma história por contar. Revista da Bahia, Salvador, p. 41 – 47, 10 dez. 2003.

SANTOS, A. S. . A Cena no Teatro de Edgar. A Tarde, Caderno Cultural, 31 ago. 1996.

SANTOS, A. S. . A Etnocenologia e as Expressões Populares da Bahia: Interlocução e Perspectivas a partir da Obra de Nelson de Araújo. In: I Congresso brasileiro de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas, 1999, São Paulo. MEMÓRIA ABRACE I. Salvador : ABRACE, 1999. v. I. p. 243-251.

SANTOS, A. S. . Nelson de Araújo: Pesquisador das Artes Cênicas. In: I Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas, 1999, São Paulo. Memória ABRACE I. Salvador : ABRACE, 1999. v. I. p. 06-11.

SANTOS, A. S. . O Estado Pré-Paradigmático da Etnocenologia. Salvador: EdUFBA/PPGAC, 1998 (Ensaio).

SANTOS, A. S. . As Expressões Dramáticas do Folclore e a Etnocenologia. Recife: EDUFPE, 1997 (Comunicação).

Productions artistiques & culturelles :

2007 BARBOSA, Makarios Maia ; SANTOS, A. S., lecture dramatique de la pièce Auto da Compadecida / 2007 SANTOS, A. S., lecture dramatique, Torturas de um Coração / 2006 SANTOS, A. S. ; CASTRO, João Osório de ; BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho ; BARBOSA, Makarios Maia ; GUEDES, Sergio ; DUMAS, Alexandra Gouvêa, Barbeiro Caba Bom ! lecture dramatique / 1999 SANTOS, A. S. ; SEIXAS, L. G. Agua Fora do Corpo / 1996 SANTOS, A. S. ; BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho, Espetáculo Bahia Aplaude Ano III / 1996 SANTOS, A. S. ; ARAUJO, R. L. C., O Outro Sonho / 1995 SANTOS, A. S. ; PATERNOSTRO, C., Os Negros de Jean Genet / 1995 SANTOS, A. S. . Cinza / 1994 SANTOS, A. S. ; BIÃO, Armindo Jorge de Carvalho, Bahia Aplaude Ano I / 1993 SANTOS, A. S. ; DEDA, H. . As Troianas / 1993 SANTOS, A. S. ; MOTA, E., A Exceção e a Regra / 1992 SANTOS, A. S. ; PALMEIRA, C., Amazônia.

Publicités

Laisser un commentaire

Entrez vos coordonnées ci-dessous ou cliquez sur une icône pour vous connecter:

Logo WordPress.com

Vous commentez à l'aide de votre compte WordPress.com. Déconnexion /  Changer )

Photo Google+

Vous commentez à l'aide de votre compte Google+. Déconnexion /  Changer )

Image Twitter

Vous commentez à l'aide de votre compte Twitter. Déconnexion /  Changer )

Photo Facebook

Vous commentez à l'aide de votre compte Facebook. Déconnexion /  Changer )

w

Connexion à %s